domingo, 10 de agosto de 2008

A MÍDIA - seus prós e contras


Excelente este pps... mas... discordo de uma coisa: A televisão não é o problema.. A tecnologia nunca será um problema... o problema é o que se faz com ela, o que as pessoas programam nela e o porque dos que à utilizam (bem ou mal).... como, pra que e por quem isso é feito é que é a questão.
Generalizar a TV como sendo a pior invenção (na opinião de alguns) é para mim, no mínimo, uma insensatez radical e totalmente mal-humorada!
O uso do tempo diante dela e dos programas assistidos nela é que é a questão. Não fôsse a criação da TV, a globalização - tão criticada por muitos - mas sem sombra de dúvidas, um dos grandes benefícios à humanidade, caminharia à passos de tartaruga.
Graças ao Bom Deus veio logo depois a informatização... para ser ainda melhor para o mundo.
A tecnologia é maravilhosa... As ciências de todas as áreas cresceram muito graças à tecnologia.... e com elas, o conhecimento também vai aumentando....
Quem não usufrui adequadamente da TV é que não faz o uso correto dela... não o contrário.... e não é só a TV... o rádio e o computador também!
Sabemos q existem interesses, egoística e materialmente, variados... mas cabe a cada um de nós aceitar ou não o que nos é oferecido e instigado através desses meios de comunicação.
A humanidade caminha à passos rápidos, eu diria, nas últimas décadas e não é a Mídia que direciona esta caminhada... ela apenas oferece as opções e fornece os "links".... Se eu prefiro ver novela à ver a Discovery é uma questão de opção minha, dentro dos meus valores e interesses.... a TV não me aponta uma arma para isso!
Se eu prefiro ver o show de futilidades dos BIG BROTHERS da vida, é pq meus valores ainda me conduzem para isso....
As crianças sim, realmente, estão sendo massacradas pelo lado obscuro, fútil e vulgar da mídia, mas somos nós, os pais que temos q decidir se vamos permitir isso ou não.... pois até mesmo os desenhos do pica-pau são um estímulo à agressividade!!!
E... venhamos e convenhamos... é muito conveniente para mães e pais deixarem os filhos assistí-lo, pois "pensar" no que devemos ou não ensinar e permitir aos nossos pequeninos, dá um certo trabalho!! Sejamos honestos... a nossa realidade se passa por aí mesmo...
Ver os filhinhos esperniando então, nem se fala!! "Tadinhos! Os reizinhos não podem ser contrariados... e além do mais... meus ouvidos dóem com seus gritinhos... melhor deixá-los ver o pica-pau"!
Sou absolutamente contra o radicalismo... mas sou totalmente à favor do bom senso....
Se não queremos achar a TV ou o computador, bandidos dentro de nossa própria casa (até porque não são mesmo), precisamos começar a passar às nossas crianças valores reais desde a "barriga" .... e, vamos admitir, precisamos também "reprogramar" nossas próprias mentes... nossos interesses e convicções - mesmo isso dando muito trabalho - pois se não NOS "refinamos", não conseguiremos direcionar mais adequadamente nossas crianças - a futura classe de seres humanos que habitará e conduzirá nosso planeta!
A batalha realmente é árdua... realmente é trabalhosa... mas é necessária se quisermos ter uma visão mais seletiva de tudo que a mídia pode nos proporcionar!
Ou fazemos isso, ou vamos continuar vendo essa enormidade de programas sem o menor valor moral e cultural na mídia....
Apenas não nos esqueçamos que, se existem pessoas que fazem este tipo de mídia pobre, é porque existem pessoas que aceitam e fomentam isso!
Depois, não vale sair reclamando e chorando pelos atos insanos, violentos e corruptos de que somos fatalmente vitimados em algum momento de nossa vida!

Andy

2 comentários:

Claudia C. disse...

Andy

Muito legal mesmo!!
Depois com calma, lerei mais coisas.

Bjs
Claudia

Anônimo disse...

concordo plenamente! Vou passar a mensagem ;)