segunda-feira, 30 de junho de 2008

A PERSONALIDADE INTEGRAL - (Múltipla Personalidade)


No livro "O problema do Ser, do Destino e da Dor" (ao clicar no livro, espere carregar), o fabuloso Léon Denis relata um caso de Múltipla Personalidade, na página 62, como segue abaixo:

..."Finalmente, F. Myers relata em sua obra magistral43, segundo o doutor Mason, um caso de “múltipla personalidade”, que acreditamos dever reproduzir:

“Alma Z... era uma moça muito sã e inteligente, de um caráter sólido e insinuante, de um espírito de iniciativa em tudo o que empreendia, estudos, esporte, relações sociais. Em seguida a um cansaço intelectual e a uma indisposição a que não deu importância, sua saúde encontrou-se seriamente comprometida, e, após dois anos de grande sofrimento, uma segunda personalidade fez uma súbita aparição. Numa linguagem meio infantil e alegre, essa personalidade anunciava-se como sendo a número 2, que vinha para aliviar os sofrimentos da número 1.
Acontece que o estado da número 1 era, naquele momento, dos mais deploráveis: dores, debilidade, desmaios freqüentes, insônias, estomatite mercurial* de origem medicamentosa que tornava a alimentação impossível. A número 2 era alegre e terna, de uma conversa sutil e espirituosa, revelando todo o seu conhecimento, alimentando-se bem e abundantemente, com maior proveito do que a número 1.
A conversa, por mais aprimorada e interessante que fosse, não deixava suspeitar nada dos conhecimentos adquiridos pela primeira personalidade. Ela manifestava uma inteligência muito além do normal relativamente ao que se passava na vizinhança. Foi nessa época que o autor começou a observar esse caso, e não o perdi de vista durante seis anos consecutivos. Quatro anos após a aparição da segunda personalidade, apareceu uma terceira, que se anunciou sob o nome de ‘moleque’.
Era completamente distinta e diferente das duas outras e havia tomado o lugar da número 2, que esta ocupara por quatro anos.
“Todas essas personalidades, embora absolutamente distintas, eram, cada qual em seu gênero, interessantes, e a número 2, em particular, foi, e ainda é, a alegria de seus amigos todas as vezes que aparece e que podem se aproximar dela; sempre surge nos momentos de fadiga excessiva, de excitação mental, de abatimento; sobrevém, então, e persiste às vezes durante alguns dias. O ‘eu’ original sempre afirma sua superioridade, as outras revelam-se apenas em atenção a ela e para seu proveito.
A número 1 não tem nenhum conhecimento pessoal das duas outras personalidades; contudo, conhece-as bem, sobretudo a número 2, pelas narrativas das outras e pelas cartas que muitas vezes dela recebe; e a número 1 admira as mensagens sutis, espirituosas e muitas vezes instrutivas que lhe trazem essas cartas ou as narrativas das amigas.”

E prossegue Léon....

..... Iremos nos limitar a citar apenas esses fatos, para não nos alongarmos demais. Existem muitos outros da mesma natureza, cuja descrição o leitor poderá encontrar nas obras especiais.44

------
42 - Ver No invisível, capítulo 19.
43 - F. Myers. La personnalité humaine.
* Estomatite mercurial: inflamação da membrana mucosa da boca, decorrente da ingestão de remédios que contêm mercúrio (N.E.).
44 - Ver, entre outras: Bourru e Burot. Les changements de la personnalité e de la suggestion mentale (As mudanças da personalidade e da sugestão mental). Paris: Bibl. Científ. Contemporânea, 1887. Binet. Les altérations de la personnalité. Berjon. La grande histeria chez l’homme (A grande histeria do homem). Osgood Mason. Double personnalité; ses rapports avec l’hypnotisme et la lucidité (Dupla personalidade; suas relações com o hipnotismo e a lucidez).
Ver ainda, em Proceedings S.P.R. (Procedimentos da Sociedade de Pesquisas Psíquicas de Londres), o caso da senhorita Beauchamp, estudado por Morton, o caso de Annel Bourne, descrito pelo doutor Hodgson, e o de Mollie Faucher, observado pelo juiz americano Cain Dailey.

-----------------
Para ler mais sobre este assunto desenvolvido por Léon, veja o livro citado.

Nenhum comentário: