terça-feira, 10 de junho de 2008

Cientistas localizam base do DNA além do sistema solar


Este artigo é antigo. Contudo, como é bastante interessante, creio que merece ser relido.
=============

Cientistas localizam base do DNA além do sistema solar
Quarta-Feira 21 de Dezembro 2005
Fonte : Estadao.com.br

Washington - Um grupo de cientistas holandeses descobriu a presença de ingredientes básicos dos precursores de DNA no pó que cerca a estrela IRS 46, da constelação de Ophiucus, localizada a cerca de 375 anos-luz da Terra, informou o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês) da Nasa.

Esses ingredientes foram detectados pelo telescópio espacial Spitzer da Nasa, na> região planetária da estrela, onde acredita-se que surgiram planetas de natureza rochosa, como a Terra.

Segundo os cientistas, trata-se da primeira vez em que foi observada a existência desse tipo de gás, chamados acetileno e cianureto de hidrogênio, em uma zona planetária que não corresponde à do sistema solar.

"Esse sistema pode ter uma aparência similar ao nosso de há bilhões de anos, muito antes de a vida aparecer na Terra", assinalou Fred Lahuis, do Observatório Leinde, na Holanda. Lahuis é o principal autor de um relatório sobre a descoberta, que será publicado em janeiro na revista Astrophysical Journal Letters.

Gases orgânicos - A estrela IRS 46 está cercada por um anel plano de gases e pó que, em última instância, se aglutinam para dar forma aos planetas.

"Esses gases são muito quentes. Estão perto ou acima do ponto de ebulição da água na Terra", declarou Adwin Booger, do Instituto Tecnológico da Califórnia.

Os gases orgânicos como os descobertos em torno da IRS 46 também foram detectados em nosso sistema solar, na atmosfera de planetas gigantes e na lua Titã, de Saturno, assim como na superfície dos cometas.

De acordo com um comunicado do JPL, esse tipo de molécula chegou à Terra há milhares de anos trazido por cometas ou pelo pó de cometas. Na presença de água, o acetileno e o cianureto de hidrogênio se unem, formando as unidades químicas essenciais da vida, o DNA e as proteínas.

Segundo Geoffrey Blake - um dos autores do estudo -, em um tubo de ensaio e sobre uma superfície adequada, na qual esses ingredientes possam concentrar-se e reagir quimicamente, "se obtém uma amostra de compostos orgânicos, incluindo aminoácidos e uma base de DNA chamada adenina".

"Agora pudemos detectar estas mesmas moléculas na zona planetária de uma estrela que está a centenas de anos luz" da Terra, acrescentou.

2 comentários:

Anônimo disse...

Se não me engano essas são as chamadas nuvens de aminoácidos que andaram sendo anunciadas em jornais e revistas.

Isso é muito incrível e empolgante, né?

Imagina só! Pode ser que em alguns anos a gente descubra que o universo está fervilhando com tanta vida quanto estrelas no céu!

Acho que descobrir outras civilizações ao nosso redor vai fazer muito bem para a humildade que sempre nos faltou.

Andreia (Andy) disse...

Verdade amigo...
Eu não tenho a menor dúvida quanto a isso e é muito bom fazer parte dessa grandeza universal!!!
beijocasss