segunda-feira, 18 de outubro de 2004

Prêmio Nobel de Medicina (1913) - Charles Robert Richet

Charles Robert Richet (1850 - 1935) - Prêmio Nobel de Medicina (1913)

Nasceu em Paris em 25 de agosto de 1850; aos 37 anos de idade foi nomeado lente catedrático de Filosofia da Faculdade de Medicina de Paris.
Richet, no campo científico, foi um verdadeiro gênio: além de fisiologista de renome internacional, foi o descobridor da soroterapia.
Depois de se ocupar com os fenômenos chamados supra-normais, porém deixando de lado a parte doutrinária oriunda destes, criou a Metapsíquica, que definiu como sendo uma "ciência que tem por objeto fenômenos mecânicos ou psicológicos, devido a forças que parecem inteligentes, ou a poderes desconhecidos, latentes na inteligência humana".
Suas principais obras são: "Tratado de Metapsíquica", "A Grande Esperança", "O Sexto Sentido", "A Porta do Mistério", "O Homem e a Inteligência", além de outras de caráter científico.
Richet desencarnou em Paris em 4 de dezembro de 1935.
Muito mais sobre este Gênio, nas páginas abaixo.
http://www.guia.heu.nom.br/charles_richet.htm
http://www.espiritnet.com.br/Biografias/biogchar.htm

2 comentários:

Anônimo disse...

Charles Richet( 1850-1935 ) foi, ao lado do barão alemão Albert von Schrenck-Notzing ( 1862 - 1929 ), o maior estudioso dos fenômenos físicos de ectoplasmia ( materializações tangíveis ). Os melhores livros sobre o assunto ainda são o " Traité de Métapsychique " ( Tratado de Metapsíquica - de Richet ), " Der Kampf um Die Materialisations Phanomene " ( A Luta pelos Fenômenos de Materialização ) e " Physikalische Phanomene des Mediumnismus " ( Fenômenos Físicos da Mediunidade - ambos de Schrenck-Notzing )além de " Les Phénomènes Dits de Matérialisation " ( Os Fenômenos ditos de Materialização -de Juliette Bisson, que acompanhou os trabalhos da médium Eva Carrière, estudada por Richet e Schrenck-Notzing ). Pena que apenas o livro de Richet tenha sido traduzido para o português ( apesar de estar esgotado ). O que temem os editores espíritas ?

Andreia (Andy) disse...

Boa pergunta meu amigo!!!