sexta-feira, 9 de julho de 2010

Cuidando de nossos atos....


"Devemos temer aquele que odeia a si mesmo, pois seremos as vítimas de sua ira e de sua vingança. Procuremos, pois, induzi-lo ao amor de si próprio! " Friedrich Nietzsche, "Aurora", aforismo 517

Quando inadvertidamente induzimos alguém ao próprio desamor, valorizando mais os seus erros e defeitos do que as suas virtudes, estamos colaborando na criação da lista de nossos futuros algozes, que estarão dispostos à nos cobrar, impiedosamente, o dano que causamos em sua auto-estima!
O ser humano, precisa de amor acima de tudo e, se isso lhe for negado ou tirado, estaremos reservando futuras lágrimas em nossos olhos, amanhã, como "recompensa!"
Nem precisamos ir muito longe para observarmos isso; basta vermos as consequências causadas por este tipo de conduta diariamente nas páginas dos jornais.
Atitudes de indiferença, de críticas negativas, com prepotência, negligência, desprezo, soberba e tantas outras, que fazem encolher-se humilhadamente um ser humano, são na verdade o combustível com que abastecemos, odiosa e ressentidamente, corações tão importantes quanto os nossos perante Deus e, que mais cedo ou mais tarde, se voltarão contra nós e, nós, teremos que assumir isso!

"Não querias que fosse assim? Não deverias ter feito! Não és tu o pobre a ser consolado, mas sim todo aquele que irresponsável e orgulhosamente, feriste!" - desconheço o autor

Por estas e outras que não devemos nunca nos esquecer da recomendação de nosso amado Jesus em seu principal mandamento:

"Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo!"

Uma das frases mais conhecidas do livro O Pequeno Príncipe (Exupery) , afirma:

"Tu te tornas eternamente responsável por tudo aquilo que cativas!"

e no livro mais famoso do mundo, o apóstolo Mateus diz, no cap. 24, vers. 12:

"por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará"
definição:
iníquo do Lat. iniquu
adj.,
contrário à equidade; injusto; perverso; malvado.

Será que precisamos de mais alertas??
Um dia muito lindo à todos!
Andy